Goiás desenvolve programa social que instala sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em casas

Goiás desenvolve programa social que instala sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em casas

Gradualmente vem crescendo no Brasil o interesse de empresas, governo e indivíduos sobre a energia solar como fonte alternativa para conseguir eletricidade de forma limpa e com custos reduzidos. Afinal a manutenção de células de captação fotovoltaica custa bem menos do que manter hidrelétricas ou termoelétricas.

Por meio de uma ação do Governo do Estado de Goiás, cerca de 1.200 casas estão recebendo a instalação do sistema de energia fotovoltaica. A energia solar é produzida coletando luz solar e convertendo-a em eletricidade através de geradores de energia solar. Isso é feito usando painéis solares, que são grandes painéis planos constituídos de muitas células solares individuais. Esse tipo de painel é utilizado de maneira frequente em locais remotos, embora esteja se tornando mais popular nas áreas urbanas também.

O Estado de Goiás é pioneiro aqui no Brasil e vem inovando na execução de projetos como o Casa Solar. A iniciativa é da AGEHAB (Agência Goiana de Habitação), e a expectativa desse projeto é gerar uma redução de cerca 70% nas contas de luz dos beneficiados. Duas cidades já estão com os painéis instalados e 186 moradias já utilizam a energia solar através de uma placa cada, porém a estrutura é preparada para suportar mais uma futuramente. O programa quer agora implantar em mais duas cidades para terminar a primeira etapa do projeto com os quatro municípios beneficiados.

O Governo do Estado de Goiás tem um custo de investimento de 3 mil reais por residência com a instalação do sistema através de outros programas de subsídio do governo. Com isso ás famílias com renda baixa tem acesso facilitado.

As placas de energia solar são uma excelente alternativa para os próximos anos, uma vez que não emite gases poluentes e dessa maneira não agride o meio ambiente. A tendência é que ela seja a energia do futuro, e o Brasil tem um potencial muito grande para a produção da Energia Solar, que ainda está sendo pouco explorada.

Matéria de Portal Solar | bit.ly/2LNfN63

Share this:

1 comentário sobre “Goiás desenvolve programa social que instala sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em casas

Deixe um comentário